Home » Destaques » Você é predestinado ou tem livre arbítrio?

Você é predestinado ou tem livre arbítrio?

Se existe uma questão que há muito tempo esteve presente no meio cristão e que tem causado muita discussão é a diferença teológica que existe entre as igrejas de teologia armeniana e as igrejas de teologia calvinista, as duas encontram aparatos bíblicos para fundamentarem sua teologia, porém essa questão ainda é permeada de dúvidas para muitos : Será que Deus já tem seus eleitos, já predestinou o homem para o céu, e outros para o inferno ? Ou o ser humano é unicamente responsável pela escolha de sua vida ?

predestinacao livre arbitrio

De acordo com a teologia armeniana, sim, o ser humano é quem detém essa escolha, ele deve buscar e se esforçar para receber a salvação.

Vejamos alguns versículos que falam a respeito de escolha do homem:

(2 Pe. 3.9), (Mt. 23.37), (Lc 15.7);(Ap. 3.20), ( Ap.16.9), ( Ap.16.11.) .

Já para os calvinistas, Deus já predestinou aqueles que serão salvos, ou seja, já escolheu desde a fundação do mundo, Deus haverá de salvar os seus.

Vejamos alguns versículos que falam a respeito de predestinação:

(Rm 8.29); (Ef 1. 4-5,11); (Rm.9. 6-29); (1Pe. 2.8); (Jd 4); (1 Pe 1.2,20). Nas palavras de Jesus esta verdade é confirmada: Ninguém poderá vir a mim, se, pelo pai, não lhe for concedido (Jo. 6.65; 6.44; 10.25-28).

Temos duas posições contrárias e como foi dito anteriormente fundamentadas na bíblia, o que pode ser perigoso é seguir uma única linha de pensamento, sendo que a bíblia demostra claramente o uso das duas formas da ação de Deus, tanto pela predestinação como dando o livre arbítrio ao homem.

Veja abaixo o que o Reverendo Caio Fábio disse sobre esse tema:

 

 

 

Fonte: Critica Gospel

Comente!

Você é predestinado ou tem livre arbítrio? Reviewed by on . Se existe uma questão que há muito tempo esteve presente no meio cristão e que tem causado muita discussão é a diferença teológica que existe entre as igrejas d Se existe uma questão que há muito tempo esteve presente no meio cristão e que tem causado muita discussão é a diferença teológica que existe entre as igrejas d Rating: 0
scroll to top